Denise Dora é membro fundadora da ONG Themis que tem por objetivo de enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça.

A ONG concentra sua atuação na promoção de uma rede de apoio e enfrentamento formada por diversos segmentos para compartilhar, elucidar e defender os direitos fundamentais das mulheres.

“Sempre achei que defender os direitos das pessoas era uma atividade honrosa, por isso escolhi esta luta”, conta Denise Dora.

Seu olhar é voltado à promoção da igualdade e à busca por uma legislação justa para todos desde a adolescência, desde quando escolheu cursar Direito.

Há 25 anos, os anseios da advogada se tornaram ferramenta social, mudando a realidade de mulheres pelo país. Junto de um grupo de ativistas, Denise fundou a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, organização referência no Brasil.

“Queríamos trabalhar com a justiça para mulheres, com base nos direitos humanos. Um dos principais focos era democratizar o conhecimento das leis, o que chamamos de empoderamento legal. As mulheres devem conhecer como se estrutura o Estado, isso ajuda na vida cotidiana” relembra Denise.

A ideia de criar essa ponte com a sociedade deu origem a um projeto da Themis que já impactou diretamente mais de mil mulheres no Estado. Inspirado em uma iniciativa peruana, o Promotoras Legais Populares capacita as participantes com noções básicas de Direito para se tornarem lideranças comunitárias em seus bairros.

“Montamos um minicurso voltado aos direitos das mulheres, atualizado a cada ano. Acompanhei histórias impressionantes de mulheres que mudaram a sua realidade e das pessoas a sua volta, saíram de situação de violência só por se empoderarem por meio da legislação. Mantemos contato com as alunas desses 25 anos e formamos uma rede, é ativismo feminista. Isso nos dá fôlego para estar há tanto tempo atuando”.

Um dos pilares da Themis é compartilhar a sua experiência com grupos Brasil afora – hoje, há projeto similares ao PLPs em todos os Estados.

Gostou da matéria?
Lembre de deixar seu comentário aqui

 

 

Siga ele no Instagram @denise.dora
Saiba mais sobre ela em GZH
Saiba mais sobre o trabalho em Themis