Raquel Marques é Presidente da Associação Artemis. Através do trabalho de advocacy, consultoria, treinamentos e projetos, oferece soluções para o governo e para as empresas para que as iniciativas sejam inclusivas e promovam equidade entre homens e mulheres.

Filha de pai metalúrgico e nordestino e mãe dona-de casa, é a mais velha de três irmãs. Nasceu em Santos-SP, onde cursou a graduação em Tecnologia em Processamento de Dados na Fatec Baixada Santista. Em 1999 mudou-se para São Paulo em busca de trabalho. Depois do nascimento dos meus filhos passou a se dedicar às mulheres.

Raquel é Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da USP, pesquisando a assistência ao parto na saúde suplementar. Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública onde realizou pesquisa sobre a articulação da sociedade civil pela internet em defesa dos direitos reprodutivos

São 20 anos de estrada como mobilizadora, articuladoraa a e influenciadora de políticas públicas com a vida no centro. A trajetória de Raquel começou com a defesa das mulheres e dos bebês contra a epidemia de violência obstétrica.

Em 2014 ajudou a fundar a Artemis, a primeira ONG do Brasil dedicada à atuar sobre o tema. Como presidente da ONG, coordenou  trabalhos de advocacy, consultoria, treinamentos e projetos, oferecendo soluções para o governo e para as empresas interessadas em promover inclusão e equidade entre homens e mulheres.

Construiu junto com a Bancada Ativista a eleição do primeiro mandato coletivo da história do Estado de São Paulo. Trabalhou no mandato por dois anos e adquiriu muita experiência no âmbito legislativo. Tomou a decisão de levar a política do cuidado para a esfera municipal, pela Rede Sustentabilidade.

Segue trabalhando em parceria com o mandato e com o apoio da Bancada Ativista por uma política cooperativa e feita à partir da realidade concreta das pessoas e da sociedade no século XXI.

Gostou da matéria?
Lembre de deixar se comentário aqui

 

 

Siga ela no Instagram @raquelmarquessp
Saiba mais sobre ela em Raquel Marques
Saiba mais sobre o trabalho dela em Artemis