Sussan Tahmasebi é uma ativista da sociedade civil e pelos direitos das mulheres há mais de duas décadas. Ela foi membro fundadora da Campanha Um Milhão de Assinaturas que envolveu diretamente iranianas/os de todas as representações da sociedade para recolher assinaturas em oposição às leis discriminatórias com base em gênero.

Sussan Tahmasebi é uma importante defensora dos direitos das mulheres e especialista do Irã. Seu trabalho tem se concentrado na promoção dos direitos das mulheres e da paz no Oriente Médio, Norte da África e Ásia.Tahmasebi é a co-fundadora e Diretora Executiva da FEMENA, uma organização que apóia mulheres defensoras dos direitos humanos, suas organizações e movimentos feministas nas regiões do Oriente Médio, Norte da África e Ásia. Tahmasebi é uma especialista líder na situação das mulheres em Irã e Oriente Médio.

Ela é membro fundador da One Million Signatures Campaign , um esforço de base que trabalha para acabar com as leis preconceituosas de gênero no Irã. Enquanto estava no Irã, Tahmasebi também trabalhou para apoiar o desenvolvimento da emergente sociedade civil iraniana. Para este fim, ela foi cofundadora do Centro de Pesquisa e Treinamento CSO do Irã e atuou como membro do conselho.

“Extremismo é sobre poder político, não religião. As mulheres oferecem alternativas progressistas que defendem os direitos, a pluralidade e a diversidade.” – Sussan Tahmasebi

Nos Estados Unidos, ela continuou seu trabalho para promover os direitos das mulheres e fortalecer a sociedade civil com um foco expandido na região MENA / Ásia. Ela atuou como diretora da região MENA / Ásia na Rede de Ação da Sociedade Civil Internacional (2011-2017), uma organização focada na promoção da paz e dos direitos das mulheres, da qual ela foi cofundadora.

Prêmios

Sussan Tahmasebi foi premiado com a Human Rights Watch ‘s Alison Forges Des Prêmio de Ativismo Extraordinária em 2010 e 2011. Em 2011 ela também foi reconhecida como uma das ‘150 Mulheres que sacudir o mundo’ pela revista Newsweek.

Seu trabalho para apoiar os direitos das mulheres é apresentado como parte da exposição permanente sobre o movimento global de direitos humanos “A Spark Of Conviction” no National Center for Civil and Human Rights , em Atlanta, GA. Tahmasebi também foi homenageado pelo Centro Nacional de Direitos Civis e Humanos com o prêmio “Power to Inspire” de 2016.

Além disso, em 2016, o trabalho de Tahmasebi para apoiar os direitos das mulheres e a paz na região do MENA e da Ásia foi reconhecido pela Associação para os Direitos das Mulheres no Desenvolvimento (AWID).

Uma das “12 ativistas que o tornam esperançosas para o futuro feminista sem fundamentalismo”, seu trabalho pioneiro em prol das mulheres foi homenageado, junto com outras ativistas de direitos humanos Zainah Anwar e Dawn Cavanagh e outros.

Gostou de conhecer Sussan Tahmasebi?
Que tal compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais?

 

 

Saiba mais sobre ela em The Guardian
Saiba mais sobre o trabalho dela em Midlle East Eye
Entenda a importância dela em Common Dreams